A partir da segunda quinzena de abril, turistas e paraenses contarão com uma nova linha de barco para o Arquipélago do Marajó, uma das regiões do Estado mais procuradas por visitantes do Brasil e do exterior. A diretoria executiva e técnicos da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), vinculada ao governo do Estado, fizeram a viagem experimental do barco Álamo, um moderno catamarã que atenderá a linha, esta semana.
Com capacidade para 180 passageiros, o catamarã Álamo sairá de Belém diariamente, partindo da Estação das Docas, às 8h30. A viagem, com destino ao porto de Camará, em Salvaterra, terá duração de duas horas, aproximadamente. O barco retorna de Salvaterra às 16h30. A embarcação só não circulará às quartas-feiras, que serão dedicadas à manutenção.
Operacionalizada pela CPH, a ação é uma iniciativa do governo do Estado para potencializar o turismo no arquipélago marajoara. Será uma linha de transporte rápida, confortável e segura, dotada de comodidades como ar refrigerado e poltronas reclináveis, que partirá da Estação das Docas. O horário de funcionamento do estacionamento da Estação será ampliado para atender aos passageiros.
A criação desta linha de transporte para o Marajó responde a um anseio do setor de turismo local e foi viabilizada pela CPH por meio de um contrato com a empresa Henvil Transportes Ltda. Para oferecer o transporte, a CPH realizou uma licitação pública, da qual participaram três empresas, sendo duas do Pará e uma do Ceará. A vencedora foi a Henvil, que concorreu com o barco Álamo.
‘Vários setores sentiram a necessidade de atender melhor o turismo no Marajó. Acreditamos que esta ação atenderá a essa demanda’, disse Nilton César Queiroz, presidente da CPH. ‘Ofereceremos um serviço da melhor qualidade, contribuindo para melhorar todo o sistema de transporte da região’, completou.
O porto de Camará foi escolhido como destino da linha por ser estratégico para quem vai ao Marajó. O porto, localizado em Salvaterra, está a menos de 30 minutos de Soure, aonde se pode chegar por rodovia, seguida de uma travessia de balsa. De Camará, o turista também pode optar por destinos como Santa Cruz do Arari e Cachoeira do Arari, outros municípios do arquipélago.

Circulação: todos os dias, com exceção de quarta-feira
Saída de Belém: 8h30, na Estação das Docas
Retorno de Salvaterra: 16h30, no porto de Camará
Duração da viagem: cerca de 2 horas
Barco Álamo – características:
Modelo: CatamarãCapacidade: 180 passageiros, em dois pisosPossui ar condicionado, poltronas reclináveis, bagageiro, televisão, DVD e lanchonete

FONTE: Portal ORM