Portel acaba de inaugurar um Centro de Inclusão Digital que vai atender até duzentos alunos por ano em aulas de informática com cursos básicos de Exel, Word, Power Point e Windows. O centro foi montado graças à parceria do Centro de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável de Portel, a Secretaria Municipal de Educação e o deputado Valdir Ganzer, que investiu, através de emenda parlamentar, cerca de 15 mil reais para a aquisição das máquinas e componentes. Uma moradora da cidade ofereceu a sala onde foram montados os computadores e a secretaria municipal de educação bancou a instalação, a refrigeração e vai manter os monitores que já foram capacitados.
 O curso será principalmente para crianças que estão na escola e também pessoas adultas que querem conhecer mais sobre informática, internet e dominar novos programas como Exel e Power Point, esclarece o instrutor Marcelino Gomes Neto, encarregado de ministrar as aulas.

 Na inauguração, que contou coma presença do deputado Valdir Ganzer, do prefeito Pedro Barbosa, de várias autoridades, estudantes e população em geral, O prefeito Pedro Barbosa agradeceu ao deputado o apoio e falou da importância do projeto para capacitar centenas de jovens e adultos que necessitam dominar o maior meio de comunicação e propagador de novas ideias do século que é a internet. O deputado Valdir Ganzer agradeceu a parceria e acredita que esse é o caminho para que a população passe a valorizar a classe política e separar o joio do trigo. O secretário executivo da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó, advogado Jaime dos Santos, destacou o projeto como importante para combater o analfabetismo digital da população do Marajó numa época que as prefeituras têm investindo tanto na educação fundamental fazendo aumentar os índices do IDEB em todo arquipélago.

Fonte: Blog TRIBUNA VIVA ( Dep. Valdir Ganzer)