BREVES
A capítal administrativa do arquipélago, o atual prefeito, Xarão Leão/PMDB, disputou contra o Dep. Luis Rebelo e garantiu mais um mandato nas urnas.

MELGAÇO
Uma das disputas mais acirradas no Marajó. Adiel Moura/PP conseguiu se manter no cargo por mais 04 anos. Tica Viegas/PSDB, filho do ex-prefeito Zequinha Viegas, vendeu muito caro a derrota e por muito pouco não ganha a eleição

CURRALINHO
Léo Arruda/PT  desbancou o atual prefeito, Miguel Santa Maria. As coisas para o candidato petista ficaram mais fáceis após renúncia de candidatura do favorito à vitória, o ex-prefeito Alvaro Aires.

GURUPÁ
Raimundo Nogueira/PT volta ao executivo para um 3º mandato. Após ter candidatura indeferida, entrou com recurso e teve seu direito a concorrer garantido apenas 48 horas antes da eleição. Além de Nogueira, o PT fez 6 vereadores.

SSBV
Contrariando as expectativas de uma eleição muito disputada, Getúlio Brabo/PT ganhou a eleição com uma margem de votos muito alta. Na Veneza do Marajó, configura-se um modelo de campanha baseada na compra de votos, coação de servidores contratados, abuso de poder econômico e outras irregularidades.
Lá também o PT fez 5 vereadores, maioria na câmara.

PORTEL
Apoiado pelo atual prefeito Pedro Barbosa/PMDB, Paulo Ferreira/PP, ganhou a eleição e foi a grande surpresa no arquipélago. A eleição em Portel ganhou a mídia regional com a peleja judicial que teve como protagonista o candidato do PMDB, Miro Pereira. Após ter indeferida candidatura, Miro conseguiu migrar boa parte de seus votos para outro candidato que chegou em 3º após a apuração