Agência Pará
A governadora Ana Júlia Carepa assinou nesta sexta-feira (3), no Palácio dos Despachos, ordens de serviço para retomada de obras de saneamento que estavam paralisadas há nove anos. Por meio do programa Água para Todos, 10 municípios paraenses serão beneficiados com obras de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
São mais de 15 mil ligações de água e esgoto, que representam um investimento de R$ 60 milhões, provenientes do tesouro do Estado e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.
A retomada do extinto Projeto Alvorada representa uma resposta à crise econômica, já que as obras movimentam um dos setores que mais arregimentam mão de obra, a construção civil. Os municípios beneficiados, inicialmente, são Abaetetuba, Bagre, Bragança, Breves,Capanema, Capitão Poço, Itupiranga, Tailândia, São João do Araguaia e Viseu.
Ana Júlia Carepa relatou o longo trabalho para destravar os processos do Alvorada, que foram paralisados por irregularidades administrativas e financeiras. Segundo ela, a determinação do governo em retormar as obras teve apenas um objetivo: não penalizar a população pelos erros de administrações anteriores. O projeto, iniciado em 2002, só conseguiu concluir apenas um sistema, dos 58 previstos.
A retomada acontece aos poucos e, nos próximos meses, novas obras serão iniciadas. A meta é que a entrega dos serviços ocorra até abril do próximo ano. O empresário Maneco Bisi elogiou a conduta do governo, por beneficiar a população e incentivar a construção civil.
Suely Oliveira, secretária de Estado de Desenvolvimento Urbano e Regional, informou que serão beneficiadas com água de qualidade mais de 400 mil pessoas, o que está ligado diretamente à melhoria da qualidade de vida de uma parcela expressiva da população, que sempre foi excluída de investimentos em saneamento básico.
Já o prefeito de Viseu, Cristiano Vale, destacou a importância social da retomada das obras de saneamento, e disse que esta é uma ação que aquece a economia dos municípios.
Participaram da solenidade o deputado federal Zé Geraldo (PT) e Airton Faleiro, líder do governo na Assembléia Legislativa; o secretário de Integração Regional, André Farias; a diretora da Escola de Governo, Edilza Fontes; prefeitos e empresários.

Texto: Paulo Roberto Ferreira – Secom
Foto: David Alves