Brasileiro, belenense de nascimento, mas marajoara de coração adotado por São Sebastião da Boa Vista, formado em Processamento de Dados pela UNAMA, o entrevistado é liderança do PSDB em SSBV.. (foto).

BLOG- Conte-nos um pouco de sua trajetória política.

SD – Eu assumi a presidência do PTB, em 2001 do então vice governador Hidelgardo Nunes, em 2006 assumi a presidência do PSDB atendendo a um pedido do Deputado Estadual Jose Megale e um ultimato do Deputado Federal Zenaldo Coutinho, sendo que em 2007 ninguém queria nem ouvir falar no PSDB, pois em São Sebastião da Boa Vista era administrado pelo PT, o Pará era também administrado pelo PT, sem contar com o Governo Federal, desta maneira conseguimos sobreviver de onde estou até hoje.

BLOG- O senhor já esteve à frente da secretaria municipal de saúde em SSBV, De lá para cá, o que mudou na saúde municipal?
SD – A saúde em alguns quesitos avançou principalmente na questão estrutural, infelizmente eu não posso fazer uma analogia com a atual administração, pois não tenho acesso a algumas informações, principalmente por que esta peca em não ter transparência administrativa, o que é inconcebível nos dias de hoje em que vivemos no mundo global.

BLOG- Em 2004 o senhor foi candidato à prefeitura do município. Na época, Simão Jatene também governava o estado, mesmo assim, o senhor saiu derrotado das urnas. Com o pleito que se aproxima, inevitavelmente seu nome é cotado a concorrer novamente. Quais as chances de uma vitória do PSDB em SSBV ?
SD – Em 2004 eu concorri pelo PTB e obtive 10% dos votos graças ao apoio incondicional do Deputado Zenaldo Coutinho e do Deputado Estadual José Megale, o PSDB na época fazia parte da coligação que dava apoio à Prefeita Violeta Guimarães. Quanto as chances do PSDB sair vitorioso são boas, mas o PSDB sozinho não ganha eleição, alias nenhum partido.

BLOG- Desde a entrada do PT na administração do municpio, alguns avanços são visíveis, mas, a falta de um arranjo administrativo eficaz, torna a eleição de Getúlio Brabo uma grande incógnita. Como o PSDB local pode se aproveitar desta deficiência administrativa petista?
SD – O PT esta a mais de 6 (seis) anos na administração municipal e durante este período, principalmente nos 4 (quatro) anos do Governo Ana Julia (2007 a 2010) o Governo do Estado foi muito generoso com São Sebastião da Boa Vista, porem o que se vê, são obras inacabadas, principalmente as conveniadas, entre elas o Estádio e o Novo Ginásio de Esporte. A sensação que a população tem é que esta administração não foi eficaz na melhoria dos serviços.

BLOG- A apologia à incompetência e a permanência de feudos familiares e partidários nos quadros da administração municipal emperra a maquina e a inviabiliza. O PSDB no governo agiria da mesma forma?
SD – Infelizmente a incompetência e a presença de um feudo na administração pública são recorrentes, principalmente no Marajó. A questão não é partidária e sim da falta de um amplo projeto de reformulação no arranjo administrativo. O meu maior trabalho é neste sentido, sempre buscando a melhor forma de administrar. Vou-lhe dar um exemplo. A Direção da Escola João XXIII está sendo administrada pelo PSDB, mas não partidarizamos a gerência escolar, pelo contrário, demos um choque de gestão, aumentando os espaços pedagógicos distribuindo sem privilégios a carga horária ao professores, mas cobrando empenho dos mesmos. Hoje a escola deu um salto de qualidade, focada na eficiência educacional, sem perder tempo em estabelecer comparações com outras administrações.

BLOG- Quais foram as principais ações na sua gestão à frente da Secretaria Muncipal de Sáude em SSBV, e se não existiram destaques, nos fale dos principais problemas encontrados pelo senhor
SD – Intensificação nas ações de combate às endemias, capacitando profissionais na análise e verificação de Lâminas, descentralizando este serviço; PCCU, Implantação do programa Hiperdia, Municipalização da Saúde com cessão da Unidade Básica de Saúde ao Município, Elaboração (ajuda) do Projeto Médico no Interior atendendo pedido da Dra. Rejane Jatene, Secretaria Adjunta de Saúde, Ampliação e reorganização do Programa de Agentes Comunitários, Elaboração do Projeto de Ampliação da Unidade Básica de Saúde, e outros. O Principal problema é o que todos os secretários de saúde, principalmente do Marajó tem pela frente. Que é a falta de uma política direcionada para a nossa região com as suas especificidades, o que a turma de Brasília não entende.

BLOG- A cidade é na prática administrada na capital. A representação do município de SSBV em Belém é uma das mais estruturadas do Marajó. O que o senhor acha disso ?
SD– Eu acho importante você ter uma estrutura administrativa na capital, pois é em Belém que tudo acontece, como assinatura de convênios, Tribunais de Contas, Deputados Estaduais que dão apoio, etc. Porem é preciso que esta estrutura dê resultados ao contrário ela reforça a má gestão e a incompetência administrativa. A representação municipal tem que ser eficiente, contrabalançando a equação custo benefício.

BLOG -O ex-petista, Vereador Reinaldo Silva (sem partido), recentemente banido das fileiras vermelhinhas, surge como um grande nome à candidatura majoritária. O PSDB local o aceitaria e o faria pré-candidato?
SD – Não entrando na seara partidária, o vereador REY tem alguns pré-requisitos que valem apenas externar: 1º Ele tem densidade eleitoral, foi o vereador mais votado no último pleito; 2º Tem liderança política, peitou o prefeito e foi fundamental na eleição da mesa da Câmara Municipal; 3º Tem trabalho Social, é só você ir à ARES e ver a beleza de trabalho desenvolvido nesta associação; 4º Tem trabalho Esportivo, conseguiu colocar o Fluminense na final do Campeonato Paraense de Futsal, fazendo a propaganda positiva da cidade, pois a imagem do município esta muito desgastada depois da reportagem do Fantástico. 5º Tem responsabilidade Administrativa, pois as suas contas na presidência da Câmara foram aprovadas, coisa rara nesta administração. Se o PT não quer um cidadão com estas características, o PSDB já formalizou um convite ao vereador, mas vamos respeitar a sua decisão. O que eu tenho certeza é que o vereador REY vai se filiar em um dos partidos que fazem parte desta nova União pelo Pará comandada pelo Governador Simão Robson Jatene.

BLOG – Deixe uma saudação ao povo boavistense

SD – Sou a mesma pessoa simples e com humildade, paciência e determinação aceitei do Líder do PSDB, Deputado José Megale e do Presidente Regional do PSDB e Chefe da Casa Civil, Deputado Federal Zenaldo Coutinho a espinhosa missão de montar em conjunto com outras lideranças uma ampla frente política partidária preocupada sempre em apresentar a população um projeto de governo, sempre pautado na transparência, que atenda aos seus anseios, tentando com isto reconstruir a imagem do município arranhada por este modelo equivocado de gestão completamente ultrapassado. Neste sentindo, aos que estão comprometidos, a minha mensagem é de esperança e que no momento certo e com muita responsabilidade este grupo apresentará a comunidade boavistense o melhor nome que possa conduzir este projeto de governo.
NOTA DO BLOG:
Agradecemos a gentileza do entrevistado e deixamos o espaço aberto para réplica de citados por ele. No próximo domingo, teremos outro líder politico do Marajó em destaque.