“Sempre viveram no mesmo barco, foram farinha do mesmo saco…” (Ivam Lins)
A frase acima reflete o significado desta relação rentável, porém conturbada entre os dois maiores partidos do Brasil. No Pará, em 2006, o PT chegou ao governo pela primeira vez na história com a providencial ajuda de Jader Barbalho. Apoio que não se repetiu em 2010 e por consequência o partido vermelhinho amargou uma derrota inesperada para o tucano Simão Jatene. Em alguns municipios marajoaras esta aliança segue firme e forte, e pelo que se vê, a rasteira peemedebista na eleição de 2010, não serviu de alerta pra estas bandas.
Abaixo, algumas experiências desta relação perigosa no Marajó.
Cachoeira do Arari
Sem dúvida é lá que está a mais duradoura aliança entre os dois partidos. Recentemente, o “coringa”petista, Albertinho Leão, atual Superintendente da Pesca no Pará e principal articulador do colegiado do PT no Marajó, relatou nas redes sociais sua alegria em conseguir o prosseguimento deste conchavo politico. Ou seja, em 2012 PMDB e PT continuarão de mãos dadas por lá.
Portel
A vitoriosa aliança de 2008 da chapa PMDB/PT, tende a não se repetir em 2012. Está neste municipio um quadro bem parecido com o que aconteceu na eleição pra governo do Estado.
Pedro Barbosa (PMDB), prefeito reeleito com a ajuda petista, trouxe para seu lado o ex-vice-presidente estadual do PPS, Miro Pereira, e pretende fazê-lo seu sucessor. O vice ,Carlos Moura (PT), que por ordem natural e com acordo feito em 2008, já sente a “canela” doendo.
SSBV
Na Veneza do Marajó a coisa é bem complicada. O partido barbalhista no municipio sempre foi legenda familiar e nunca deslanchou. Agora, com a ida do vereador ex-petista, Reynaldo Silva, nome lembrado para assumir o suntuoso prédio da praça da matriz, o partido no municipio deve crescer bastante. O PT autofágico e incentivador do fisiologismo é favorito pra continuar a “Era Pereira” e proseguir no projeto que começou em 2005.
Se não houver interferência externa nas eleições em SSBV, os dois partidos, que pelo Marajó são unidos, vão travar uma ferrenha disputa eleitoral…
PS: Só pra ficar na lembrança, voltem a ler a frase no topo do post ….