O deputado Cássio Andrade, líder do PSB na Assembleia Legislativa do Pará esteve visitando em dezembro (dias 16,17 e 18) do ano passado os municípios da região do Marajó, levantando a situação e a atuação das Polícias Militares e Civis em cada cidade, visitando quartéis e delegacias. Esteve em Soure e Breves, que abrigam as Superintendências de Polícia da região e ainda as cidades de Afuá, Chaves, Muaná e Salvaterra. Na viagem foi acompanhado por Alexandre Gomes (SEJUDH) e o Coronel Thalis Belo (PM).
“O meu objetivo nestas visitas é fazer levantamento de situação para interceder junto ao governador Simão Jatene e ao Sistema de Segurança Pública do Estado na melhoria das condições de combate ao crime e a violência”, explicou. Cássio Andrade tem assento no Conselho Estadual de Segurança Pública do Estado, como membro titular, representando o Poder Legislativo Estadual.
Durante as visitas no Marajó o deputado reuniu ainda com vereadores e lideranças políticas locais no sentido de conhecer e acompanhar as principais reivindicações das comunidades e transforma-las em solicitação ao Executivo, e/ou para elaboração de emendas parlamentares e projetos de lei.
Nestas visitas o deputado, dependendo das necessidades dos municípios, intercede para a realização de Mutirões da Cidadania pela Secretaria de Estado de Justiça e de Direitos Humanos, para expedição de documentos civis (Identidade, Certidão de Nascimentos e outros). Chaves: Visitou as dependências do 8º Batalhão de Polícia Militar. Reuniu com os vereadores Amarildo e Conceição do PSB na Câmara. Conheceu as instalações de uma Caixa D’água que abastece o Sistema de Saneamento e as instalações da Unidade Municipal de Saúde;

Breves: Acompanhado da vereadora Orquidéia Nascimento (PSB) visitou a Delegacia local. No quartel da PM foi recebido pelo Major Cintra, e reuniu com vereadores nas dependências da Câmara Municipal. Concedeu entrevista para uma rádio e televisão local, onde abordou entre outros temas a questão da segurança pública e informou sobre sua intermediação na obtenção de duas novas viaturas policiais que já se encontram a disposição dos policiais da cidade para o combate a criminalidade. O Mutirão da Cidadania foi realizado na cidade após a visita realizada.
Muaná: Visitou a Câmara Municipal onde conversou com vereadores e lideranças políticas locais onde pode estabelecer parcerias e colher informações sobre as necessidades locais. Soure: Participou do Mutirão de Cidadania desenvolvido pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos do Pará, que expedi documentos civis (entre eles Registro de Identificação Civil, Certidão de Nascimentos), depois da intermediação junto ao governador Simão Jatene e solicitação ao secretário da SEJUDH. Reuniu com moradores da Vila Caju – Una e tratou sobre a situação do abastecimento de água. E reuniu ainda com jovens esportistas (handebol) nas dependências do Ginásio Municipal.

Salvaterra: Participou de uma reunião com Antônio Leal, candidato do PSB a prefeito da cidade e ainda acompanhou a realização do mutirão da Cidadania organizada pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos do Pará – SEJUDH.

Afuá: Reuniu com a direção do PSB local, no prédio da Câmara Municipal. Esteve na delegacia da cidade, e ainda conversou com dois detentos e visitou uma das Escolas Municipais, onde conversou com pais e alunos.

Fonte: Carlos Boução (carlosbouçao85@gmail.com)