Os funcionários da Fundação Curro Velho receberam, na manhã desta terça (26), a imagem do glorioso São Sebastião. A peregrinação formada por seis integrantes do município de Cachoeira de Arari faz parte da festa centenária do santo realizado na ilha do Marajó, durante o mês de janeiro. Um ano antes, os devotos começam a peregrinar levando à tradição da devoção a São Sebastião por Belém e pelas fazendas e municípios marajoaras.
No mês de junho, a imagem retorna para o município de Cachoeira do Arari através de barco para iniciar a peregrinação pelas propriedades rurais de Cachoeira. São muitas fazendas que recebem a visita da imagem do santo cumprindo sempre um mesmo ritual de cânticos e muita oração, algumas até mesmo em latim.
A preparação para festividade do mês de janeiro de 2010 continuará durante todo o ano. Em novembro, durante a festa do círio, em Cachoeira do Arari, saem os carros da cidade, conduzindo os homens e mulheres para cortar os paus na mata que depois servirão como mastros em outro ritual da festividade.Em janeiro, é rezada a última ladainha quando a imagem do santo é levada ao encontro dos mastros que, trazidos pela população, após percorrer as ruas da cidade, reiniciam mais uma caminhada, desta vez até a praça da frente da cidade, onde em meio a multidão são hasteados com o auxilio de cordas e escoras.
FONTE: Ag. pará
FOTOS: Rodolfo Oliveira