Inédito no municipio de Portel,ato cerimonial de certificação da primeira turma do ensino médio no municipio ,realizada através do SOME ( Sistema de organização modular de ensino).
O evento aconteceu no ultimo dia 03/12/2011 na localidade denominada,Vila do Acangatá, no rio Camarapi , e contou com a presença de autoridades municipais bem como do representante da 13ª URE de Breves, Sr. Jeferson. Na oportunidade o prefeito municipal de Portel e presidente da AMAM, Pedro Rodrigues Barbosa, comentou sobre a importancia de se trabalhar com uma atenção especial voltada para os interessess da coletividade e que um evento como esse é inédito, em que Portel escreve mais um capítulo em sua história. Pedro falou ainda da sua satisfação em ter feito em Portel 4 concursos públicos durante sua gestão, estabilizando boa parte dos profissionais de educação, e que quando assumiu a prefeitura em 2004, haviam apenas 18 professores graduados com nivel superior, e a tendencia é entregar a prefeitura de Portel com aproximadamente 500 professores graduados e boa parte com especialização. O prefeito ressaltou ainda sobre sua preocupação enquanto presidente da AMAM sobre a decisão da não liberação de recursos pelo ministério de educação para se construir creches no Marajó, uma vez que as escola ficam em beira de rios.
Finalizando, agradeceu ao trabalho sério desenvolvido pela Secretária de Educação de Portel, Prof.ª Rosangela Fialho, pelo compromisso e seriedade frente a essa secretaria, e também ao Governo do Estado,através da 13ª URE, pela parceria estabelecida em Portel, para que hoje os alunos pudessem estar concuindo mais uma etapa de estudo e iniciando uma nova fase, que será suas incrições para concorrerem à vagas na UFRA (Universidade Rural da Amazonia )que estará em Portel a partir do proximo ano.

Fonte: SEMED/Portel (Delcides Santana)