Gervásio Cavalcante no ITEC

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pará concedeu em sua reunião realizada ontem, 23 de agosto de 2018, o título de Professor Emérito para o engenheiro, professor e pesquisador doutor Gervásio Protásio dos Santos Cavalcante, do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará. “Dos mais de 60 anos da instituição de ensino, o professor dedicou e dedica, ainda, mais de 40 anos de sua vida para o desenvolvimento da pesquisa, do ensino, da extensão, dos serviços universitários e das políticas públicas com excepcional relevância para o Estado do Pará, a Amazônia e o Brasil”, destacou Renato Francês, professor doutor do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará, ao saber da distinção.
Gervásio Cavalcante é aposentado no nível de professor titular desde 18 de junho de 2015, em função de limite de idade, e permanece na instituição como professor colaborador. O título de Professor Emérito é considerado uma das maiores honrarias no meio acadêmico e foi aprovada também na Faculdade de Engenharia da Computação e de Telecomunicações (FCT) e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), subunidades de atuação do homenageado. A aprovação foi unânime pelos respectivos colegiados do ITEC.
 O Gervásio Cavalcante nasceu no dia 19 de junho de 1945, às margens do Rio Companhia, localizado no interior de Breves, no Arquipélago do Marajó, e, em grande parte de sua vida, estudou em escola pública, além da incomensurável paixão pelas ondas musicais, pela vida, amigos e pela família. Em meados da década de 60 fez a graduação em engenharia eletrônica na antiga Escola de Engenharia da UFPA. Depois fez mestrado e doutorado.
Para o professor doutor João Weil, do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação e do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, o título referenda uma vida como professor, pesquisador e orientador que sempre trabalhou em equipe e buscou o melhor para UFPA e os seus discentes. Liderou a criação dos cursos de Engenharia da Computação e de Engenharia de Telecomunicações. Foi diretor da Faculdade de Engenharia da Computação em duas oportunidades.
Depois criou os Laboratório de Eletromagnetismo Aplicado (LEA), o primeiro laboratório de pesquisa da engenharia elétrica, que permitiu aglutinar alunos e pesquisadores em atividades de pesquisa e extensão na Amazônia. Criou, também, o Laboratório de Computação e Telecomunicações (LCT), que coordena até hoje. Liderou e participou da criação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, sendo o curso de mestrado criado em 1986 e o de doutorado em 1998, entre outros avanços.
 Em sua carreira acadêmica ministrou mais de trinta de disciplinas na graduação e na pós-graduação. Orientou nove teses de doutorado, 23 dissertações de mestrado, 31 trabalhos de conclusão de curso e acompanha 25 discentes em iniciação científica. Supervisiona dois estágios de pós-doutorado e, como colaborador, orienta 12 alunos de doutorado, além de formar diversos professores atuantes na UFPA ou que trabalham em outros segmentos públicos ou privados da região amazônica, da Federação brasileira e no exterior.
Dentro de sua simplicidade e a paixão pela academia, a literatura e a música, pois é integrante do grupo musical paraense chamado Clube do Camelo, Gervásio Cavalcante não esconde a emoção: “A minha filosofia de vida é de agregação social e de construção da cidadania. Eu sou um professor, mas antes eu sou um ser humano. Eu olho o aluno como ser humano. Não existe nada mais revolucionário do que estarmos juntos. A educação, por meio da engenharia, da arte, da música, do teatro e da literatura transforma e unifica as pessoas dentro e fora das fronteiras da academia, além de contribuir para eliminar as diferenças e as desigualdades sociais e regionais. Mesmo com o lado racional das engenharias, estou imensamente feliz e emocionado. A ficha não caiu totalmente com a outorga. Cada surpresa desta eu prolongo e comemoro muito mais a vida”, finalizou com o largo sorriso no rosto.

Fonte:  Kid Reis /  Ascom-CRF-UFPA