Dados da segunda rodada de avaliação dos portais na internet das prefeituras, levantados pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), relacionados ao enfrentamento da pandemia de Covid-19, revelam forte evolução positiva em relação à primeira rodada. Dos 144 municípios do Pará, 114 apresentaram melhorias nas classificações, abrangendo informações específicas sobre as contratações, despesas e demais procedimentos administrativos. Isto é cerca de 80% do total avaliado pela equipe técnica das Controladorias e do Núcleo de Assessoramento Técnico do Tribunal. Os novos números consideram as informações disponibilizadas pela gestão dos municípios no período de 10 a 20 de agosto deste ano.

Um dos destaques positivos da avaliação é o município de Bagre, que saltou de “ruim” na primeira rodada de avaliação, para ótimo nesta rodada. Esta evolução é fruto de empenho de toda uma equipe capitaneada pelo prefeito Nilson Pinto que, apesar das dificuldades, não tem medido esforços para garantir à população bagrense atendimento adequado no combate à pandemia.

Falando dessa evolução positiva dos municípios, o presidente do TCMPA, conselheiro Sérgio Leão, ressalta a atuação firme do TCMPA neste trabalho. “A ação de monitoramento e a fiscalização do Tribunal nos portais da transparência nos municípios paraenses confirma os benefícios que o órgão traz para a sociedade. Afinal, o trabalho é realizado para garantir serviços públicos prestados da melhor forma, principalmente quando é possível entender de forma clara onde o dinheiro pago pelos cidadãos está sendo aplicado pelas gestões municipais”, enfatizou Leão.

“As prefeituras devem manter sempre os portais da transparência atualizados. Não somente por conta da fiscalização do TCM e do atendimento às legislações, mas principalmente para disponibilizar os gastos públicos aos cidadãos”, concluiu o presidente conselheiro Sérgio Leão.

Com informações do TCM/Pa