Extraído do Blog do João Lima

Foi no sábado, 03 de junho de 1972 que fiz a ultima viagem no Navio Presidente Vargas.
Se hoje, sábado, fosse 03 de junho, seria muita coincidência, mas, de qualquer forma, o dia é hoje, embora a data não o seja.
Aliás, já tive a oportunidade de escrever neste blog sobre o navio em 2009. Hoje volto ao assunto em virtude fazer 40 anos, no dia 04 de junho (segunda feira), que o navio Presidente Vargas está no fundo do Rio Paracauary.
Será que a data merece ser lembrada? Será que merece alguma comemoração? Lembrada sim, comemorada, não.

Ainda me lembro daquele 03 de junho de 1972. um sábado, saí de Belém, para Soure, na costumeira viagem das 14:00 horas, com parada em Mosqueiro. Apesar dessa parada, às 17:30 estava aportando na chamada “Perola do Marajó”. Retornei a Belém, saindo de Soure às 18:00 e por volta das 21:00 ja estava em Belém. Para os dias de hoje, parece incrível, mas é rigorosamente verdadeiro – três horas de viagem – Soure-Belém. O Presidente Vargas após a viagem de sábado, faria a viagem de domingo (04 de junho), Belém-Mosqueiro e depois viria direto para Soure, de onde voltaria para Belém.
Mas não houve volta. O navio Presidente Vargas, nunca mais voltou para Belém

Segundo comentários da época, o Navio Presidente Vargas, teria saido na sexta feira do dique da então ENASA – Empresa de Navegação da Amazonia – aonde tinha sido submetido a uma revisão de rotina.
O navio havia feito a viagem da sexta feira à noite Belém-Soure-Belém. Fizera a de sábado que, segundo comentários da época, na volta pra Belém. começara “a fazer água”. No fatidico domingo, 04 de junho de 1972, tudo aconteceu.
O navio o Presidente Vargas não voltou mais pra Belém. Nunca mais!
AFUNDOU!. Isso mesmo, AFUNDOU! Em frente ao trapiche de Soure.
 Dia 04 de junho de 2012, segunda feira, é aniversário do Navio Presidente Vargas !
 40 ANOS NO FUNDO DO RIO PARACAUARY
.
Aí vêm as perguntas: O que aconteceu? Como aconteceu? Quem foi ou quais foram os culpados? Por que o navio não foi resgatado? Enfim, essas e outras perguntas ficaram sem resposta até hoje.
 Lamentamos.

Agora, vejam acima a foto do NAVIO PRESIDENTE VARGAS e compare com aquelas coisas que dizem ser navios que navegam na rota Belém-Camará.
 QUE SAUDADES !